quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Foi quando ouvi falar de um "pássaro"...




Um dia tive o enorme prazer de acompanhar o grande Poeta Juarez Machado de Farias numa palestra, onde durante a essa palestra entoávamos canções do grande Barbosa Lessa, mas um trecho dessa palestra me chamou atenção em especial, que era quando Juarez citava um trecho de " Os guachos" do livro Antologia Pessoal de Luiz Carlos Barbosa Lessa que falava o seguinte:




"O João-de-barro é um passarinho de nada.


Como deve ser brabo, para ele, o esforço de levar no bico, por dias a fio, pedacinhos de barro e pedacinhos de capim. Mas não afrouxa o tutano, ajeita daqui, ajeita dali, voa para cá, voa para lá, traz, põe terra, não cansa, voa de novo, empurra com o biquinho os grãozinhos de terra, bate as asinhas doloridas de cansaço, se agiganta, vem a chuva ameaçando por tudo abaixo, ele remenda o que a chuva estragou, recomeça, vem o gavião voando para acabar com a vida dele, ele foge, quando gavião vai embora ele volta, segue em frente, traz mais barro, chega ao topo, dá os remates finais...
E olha lá, num amanhecer de primavera, o rancho todo construído e ele piando de felicidade ao lado da companheira. E agora podem vir chuvas, que isto não tem mais importância.
E pode vir o gavião de novo, que os filhos estão dormindo com toda a segurança numa caminha de penas. Que lindeza!
Se o joão-de-barro, que é um passarinho flaquito, pode fazer tudo isso com seu biquinho de nada, por que não poderá um homem construir sua felicidade? Basta querer!"




Fora o aprendizado inevitável que se tem ao estar na companhia de uma pessoa tão inteligente como Juarez. Isso me fez pensar por horas no quanto o ser humano é forte e não sabe, o quanto somos medíocres e mal agradecidos com a vida que temos, o quanto reclamamos de barriga cheia. Ta ai um exemplo de o quanto é valioso o que Deus nos deu, a própria Vida. Não preciso dizer muita coisa aqui, acho que o que tinha que ser exposto nesse post esta escrito nesse texto acima.


Quem quiser conhecer um pouco da arte e do trabalho desse ilustre piratiniense acesse: http://juarezmachadodefarias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário